quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Condicionar!

Lembram-se de Mário Jardel? Claro! O tal “tosco sortudo” que marca sempre de cabeça ou um incomparável rematador, inseparável amigo do golo. Pois é! Havia sempre dois ângulos de ver Jardel. No fundo, como o próprio golo. Um fabuloso pontapé que ainda tocou no defesa ou a “vaquinha” de um auto-golo são legendas de um mesmo “trailer”.

Sobre Jardel se deliciou também o lugar comum lusitano com o refrão “marca porque lhe as metem lá!”. É certo que Jardel condicionava a sua equipa. Mais certo ainda é que quase sempre a condicionava a ganhar, bastando-lhe somente “bola na área”. Com origem nas faixas ou num apoio próximo jogada para o Super Mário era garantia de sucesso. Porque não interessava de onde vinha mas para onde ia. 4x3x3 ou 4x2x2 era apenas só isso para Jardel.

Por falar em golos, em modelos de jogo e em condicionar”. Sabem quem é Liedson? Um goleador? Correcto! Incansável trabalhador? Certíssimo! Mas Liedson é também um reivindicativo. Exige companhia lado a lado e não alinha com qualquer um. Pede um prodígio táctico versão Derlei e dispensa modelos de umbigo grande tipo Vukcevic. Chega a parecer sindicalista quando os seus movimentos se manifestam junto aos vértices laterais do lego selado de Bento, exigindo adaptação constante das outras peças.

Jardel queria jogo em zona de ultimo toque. Liedson quer tocar varias vezes antes chegar à área dos decisivos.

Jardel jogou pela Canarinha, mas pouco para ter tempo de condicionar. Liedson vai jogar com as nossas Quinas e já começou a “reivindicar”. E Queiroz ouve-o….

Caro Professor, ouça-me mim também, pelo menos uma vez. Se Simão jogar na esquerda do losango coloque Liedson na meia esquerda do ataque. Sim, porque assim marcaremos um golito em transição ofensiva. Sim porque assim Liedson estará a condicionar à Jardel!

3 comentários:

  1. Correcto...
    Mas Liedson com um "Derlei" a fazer companhia, como no ultimo jogo frente à Dinamarca, o Liedson apareceu em jogo, assim que o Nuno Gomes entrou.

    Obs. Tens futuro, continua porque dá gosto ler o que escreves...

    Abraço.

    David Portimão

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente detesto a maneira do Liedson jogar. São más impressões que ficam e que não consigo apagar. Irrita-me um jogador com falta de fairplay, embora tenha de admitir que é um goleador como não temos outro no nosso campeonato!!!
    Se o Queiroz não o tivesse convocado não estávamos agora a fazer contas parvas, em busca da qualificação para o mundial.

    Agora não me lembro do Jardel ter jogado numa equipa em 4x2x2?!!!

    ResponderEliminar
  3. O Jardel (42 golos no campeonato; 55 no total das competições!!!) jogava em 4x4x2 no Sporting do Boloni (2001-2002) com o Nicolae. JVP nas costas, num meio campo com um dos Bentos, o Barbosa e o Hugo Viana.

    ResponderEliminar