terça-feira, 28 de julho de 2009
O CLUBE dos Sonhos
Do bairro ao clube da terra “Os Melhores” não se perdiam no Imaginário. Os que nos prendiam ao rádio e (“quando dava”) à TV, e nos faziam saltar de casa com a bola na mão para mais um desafio contra “a outra rua” perduravam até ao João Branco Núncio.
Eu fui dos que cheguei mais tarde, já sénior, mas levei na cabeça a potência sobrenatural do brasileiro Ronaldo (para mim o homem com mais capacidades para jogar futebol que o mundo alguma vez conheceu) e o fantástico jogo de cabeça de Rui Águas. Pouco depois já queria também a movimentação perfeita do melhor do SCA, Veríssimo…
Passaram muitos anos. Fui muito poucas vezes Ronaldo, Rui Águas ou Veríssimo, mas tive muitas vezes a oportunidade de sonhar com isso…
Mais tarde, para mim e para os que “O CLUBE” lhe faz brilhar os olhos, já bastava apenas uma coisa. O Sport Clube Alcaçovense! Como “agradecimento” por todos os sonhos que nos ofereceu…
E talvez seja por isto que, quando hoje os amigos do SCA se juntam para jogar à bola, nos perguntam “Como é que conseguem juntar-se todos aqui, tão longe?”
Porque o SCA nos aproxima…
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Alcaçovenses "Residentes" vencem "Emigrantes"
Apesar de algumas peripécias no início do jogo (em que, por problemas de comunicação com o lateral esquerdo, entrou em campo só com 10 unidades) a equipa dos "Emigrantes" até começou bem, colocando-se em vantagem por Ferrolho (reforço estrangeiro de última hora). No entanto, rapidamente se percebeu a maior dinâmica da equipa adversária, muito bem estruturada pelo mister Simões.
O guarda-redes João Mamutinho começou então a dar nas vistas, fazendo frente ao trio mais adiantado dos Residentes. Veríssimo, Zé António e principalmente Jerónimo começaram, quase sempe fora-de-jogo, a pôr a cabeça em àgua à defesa dos "Emigrantes", muito rápida, mas algo descoordenada e com pouco apoio do seu talentoso meio campo.
Com naturalidade chegou o golo do empate, através de Hélio (depois de falta sobre o Guarda -redes). Zé António fez o 2-1, após entrada de pé em riste, e, em cima do intervalo, Veríssimo partindo de um claro fora-jogo, apontou o 3º golo, quando tentava centrar atrasado para um companheiro.
Na 2ª parte, os "Emigrantes ainda tentaram reagir, obrigando Zé Carlos a intervir, mas a entrada de Simões, que deu serenidade ao meio campo, e as explosões de Jerónimo na meia esquerda do ataque (muitas vezes só travado em falta), justificam o ascendente dos "Residentes", também na 2ª parte. Veríssimo, após controlar a bola com a mão, fechou o resultado em 4-1.
No últimos minutos o GR João foi evitando mais golos, optando por colocar a bola em zonas afastadas dos jogadores mais perigosos, principalmente os seus companheiros, que lançaram sempre com muita qualidade o contra-ataque adversário.
Em suma, e apesar da superioridade manifestada, a equipa dos "Residentes" acabou por beneficar de erros graves de arbitragem que infuenciaram decisivamente o resultado. Sem os 4 golos irregulares "Os Emigrantes" teriam ganho por 1-0.
Destaque-se que o treinador dos "Emigrantes" apresentou a sua demissão aos 5 minutos deste jogo, alegando problemas físicos no quadro das tacticas.
Este jogo fica ainda marcado por imensa polémica, especulando-se sobre a possibilidade de subornos a dois altletas dos "Emigrantes". Estes 2 jogadores foram vistos, na manhã do dia do jogo, bem cedo, na companhia de um dos avançados da equipa adversária. Sabe-se que este último senhor apresentou, desde esse encontro e até ao fim do dia, um rasgado e permanente sorriso...
Outro dado importante: Dadas as fortes supeitas de irregularidades, os três jogadores que estiveram à experiência na equipa dos "residentes" deverão apresentar, num prazo de 365 dias úteis, um recibo de água, electricidade ou Meo, para que este resultado possa ser homologado.
Frase do dia: (ao Jantar) "Olhem que isto é sempre a somar ($)..."
O Grupos de Amigos do SCA voltará à accão no próximo mês de Setembro, ficando já o desafio de se defrontarem os Alcaçovenses com mais de 30 anos e os amigos mais novinhos.
António Padeirinha
PS.: Uma última palavra de agradecimento ao amigo JGanso pela sua inesgotável disponibilidade na preparação deste jogo.
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Cabeça Gorda recebe Clássico Alcaçovense
Defrontam-se Alcaçovenses Residentes e Alcaçovenses Emigrados, prevendo-se uma enchente de adeptos do bom futebol no recinto sintético do Ferrobico. De seguida prevê-se uma debandada de clientes habituais no restaurante do mestre João.
Jogo: A partir da 19h, e até a equipa dos residentes aguentar.
Jantar: a partir das 19:15h, e até o extremo esquerdo dos residentes estar satisfeito.
Equipa dos Emigrantes (atletas confirmados): João Mamutinho, Carlos Marques, Dinis Gorjão, Lino Barahona, Paulo Dias, Nelson Flamino; José Costa; Jorge Fontes, António Padeirinha, Hélio Borges, Vladimir Longov, Muqueka Pé Leve e Deng Go Ling.
Equipa dos Residentes: por favor contactar o seleccionador, mister José Manuel Merca Ganso.
A.P
sábado, 11 de julho de 2009
Fotos do Derby à Venda
Formato 10x15 - 1 pontapé
Formato 15x20 - 2 pontapés
Cliquem na imagem para verem a sua visualização ampliada.
Utilizem a área de comentários para encomendarem, indicando o nome da foto.
Equipa SLB
Vencedores e Vencidos
Almoço 1
segunda-feira, 6 de julho de 2009
SCP/FCP vs. SLB - Decisões Polémicas dos Árbitros evitam Goleada ainda mais Histórica
Depois de desperdiçar algumas oportunidades (25, falando só das mais flagrantes) o SLB chegou ao golo por Paulo Dias, após brilhante trabalho individual dentro da área, e depois de uma jogada em altíssima velocidade de Padeirinha que ultrapassou o rapidíssimo central Guilherme.
A partir daí o SLB esplanou ainda mais facilmente o seu futebol. A defesa anulava as tímidas e descoordenadas investidas do adversário, e a versatilidade do meio campo combinava de forma perfeita com a velocidade do ataque. Já se percebia nesta fase a avassaladora superiorioridade da estratégia táctica do SLB. Aliás, na equipa adversária o modelo utilizado proporcionou momentos de pura inovação futebolística, embora com períodos semelhantes à velha máxima de "Tudo ao molho...".
Com naturalidade o SLB chegou ao 3-0 (2º e 3º golos por Tiago e Zé Carlos), não acusando minimamente a ausência de 3 atletas que, por terem partido para Milfontes via S. Brás, chegarão mais tarde a este jogo.
No balneário adversário o treinador tentava resolver alguns pormenores (mais ou menos 342) junto dos seus jogadores, enquanto os jogadores do SLB comentavam descontraidamente entre si o extraordinário trabalho desenvolvido pelo seu Mister.
Na 2ª parte o jogo viria a ser mais equilibrado, muito por força da acção do àrbitro, que já na primeira parte tinha anulado vergonhosamente uma jogada em que Jerónimo se isolava.
Um golo fantasma (em que Mochila tentou atrasar a bola para o grande circulo e centrou para as mãos de Marco), uma falta não assinalada sobre o nosso GR e um remate do lateral Lino, partindo de fora-de-jogo, permitiram ao SCP/FCP fazer 3 golos e amenizar a goleada.
Jerónimo (único dos pontas-de-lança presentes a facturar) , Paulo Dias e Zé António marcaram os 3 golos (fabulosos) do SLB na 2ª parte fechando a chapa 6 aplicada. Tiago viu ainda ser-lhe anulado um golo de 70 metros, sendo-lhe assinaldo um inexistente e premeditato fora-de-jogo.
Destaque para a autoridade dos nossos centrais (imbatíveis), tal como o capitão Galvão. Paulo Dias, para além de uma grande exibição, merece também realce pelo facto de ter colocado à disposição do mister um jogador que representa no mercado futebolístico. O ala David Portimão que, após actuação de alto nível, já é cobiçado pelo Sport Clube Alcaçovense.
O almoço que se seguiu ficou marcado pela pelos 10 Kg de cogumelos que dois dos atletas do SCP conseguiram comer e pela demissão do treinador, vítima da pressão de alguns dos seus jogadores, com nítidas aspirações ao cargo.
P.S.: Pontapé Longo continuará a assegurar, de forma isenta, a cobertura dos eventos desportivos do Grupo de Amigos do SCA!
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Plantel SLB | SCA
Jorge
Ganso
Fiscal
Molesas
Quim Mário
Ramiro
Eira
Prisca
Paulo Dias
Tiago
Pená
Zé Luis Bagão
Zé da Água
Portimão
Padeirinha
Jerónimo
Zé António
Galvão
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Hora e Local do Jogo
segue uma sugestão, a rota mais curta até Vila Nova de Mil Fontes, são cerca de 130 km até ao campo. Partam por volta das 7:00 para chegarem com tempo e a horas. Vão pelo Torrão até Ferreira (porque têm que levar o Jerónimo "O último dos Goleadores").
Depois de chegarem a Mil Fontes passam a ponte e cerca de 6 km depois hão-de encontrar à esquerda uma indicação que diz “CampoSol” ou algo relacionado com os relvados (Herdade Nascedios, eu também nunca lá estive).
O encontro é às 9:00 em ponto no campo!
PS: Conduzam com cuidado principalmente na estrada do Torrão até Ferreira, está em muito mau estado.
Equipa actual considerando quem confirmou a presença:
Veríssimo chora, Chinês,Nelson Miranda, Nuno 45, Vedeta, Mochila, Gadunhas, Guilherme Maia, Zé Ganguinha, Boga, Fialho (Guardião), Manel Cordovil, Nelson Flamino (Bolinhas), Zé Costa, Carlos Marques, Lino.
Qualquer dúvida comentem. Lino